REMÍGIO PROMOVE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E PROTEGE ESTUDANTES DE TRAUMAS DA INFÂNCIA

Do(a) Secom por Secom em 23/10/2018 às 08:42



Desde o mês de fevereiro deste ano, a educação do município de Remígio, brejo paraibano, vem sendo impactada positivamente pelo projeto “Coaching na Escola”, pioneiro na educação pública brasileira. A iniciativa busca proteger as crianças de traumas da infância, promovendo a inteligência emocional e, consequentemente, o aumento na aprendizagem.



O projeto partiu do então prefeito Melchior Batista que, após participar de várias imersões em coaching, conhecer os estudos da pediatra e pesquisadora americana Nadine Burke, sobre traumas da infância, e do Master Coach Paulo Vieira, sobre crenças positivas, decidiu implantar o Coaching na educação municipal. 

O projeto continua na gestão do prefeito André Alves. “É nosso compromisso proteger as crianças de traumas e estimular para que elas cresçam e se desenvolvam com crenças positivas de identidade, capacidade e merecimento”, ressaltou Melchior. 



Em Remígio, o “Coaching na Escola” é desenvolvido sob a liderança do Coach Integral Sistêmico, Professor e Jornalista Rodrigo Apolinário que vem propagando o coaching como instrumento de desenvolvimento humano, também a partir da escola. Apolinário traz no currículo experiências como professor das Universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB). 

Para iniciar as atividades no município, foram escolhidas as duas escolas com maior índice de vulnerabilidade social, até então, Júlia Vitório (zona urbana) e Manoel Joca (zona rural). Depois de oito meses de execução, as duas escolas já apresentam resultados de destaque. 
“Em 2017, vivíamos um clima generalizado de violência física, entre os alunos. Neste ano, o único projeto novo foi o Coaching na Escola. Hoje, sentimos paz e percebemos afeto e alegria no ambiente escolar”, comentou Maria José Gonçalves, gestora da Escola Manoel Joca. 

RECONHECIMENTO NACIONAL



O trabalho de Rodrigo Apolinário vem sendo reconhecido nacionalmente. Ele é um dos semifinalistas do 2º Concurso Nacional de Ministrantes da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis). Para participar do concurso, ele inscreveu o trecho de um dos cursos que ele também já ministrou em Remígio, intitulado “O Poder da Ação”. No município, ele já ministrou este curso para o ex-prefeito Melchior Batista e o prefeito André Alves, secretários municipais, os professores das Escolas “Júlia Vitório” e “Manoel Joca” e para os Agentes Comunitários de Saúde. 

Nesta etapa da competição, é computado o maior número de curtidas no vídeo dele, dentro do site do concurso. 
Para acessar e curtir/votar, é só clicar no link abaixo:  

Imagens

Tempo

Remígio

Mín 22ºC
27º
Máx 33ºC
Predomínio de sol