História

História

Histórico

Os primeiros habitantes do atual município foram os índios Potiguares, que na região brejeira da Paraíba eram distribuídos em seis tabas, das quais, as de Jandaíra, Queimadas e Caxexa, localizavam-se em terras do atual município.

Não se tem dados precisos a respeito de quando começou o desbravamento da região, pressupõe-se que tenha sido no início do ano de 1700. Só 78 anos depois é que foi encontrado o primeiro registro, dando conta da presença de colonizadores naquele local, quando o Alferes Luiz Barbosa da Silva Freire, entrou em choque com o Governador da Província do Rio Grande do Norte e em luta armada, consegui fugir da sua terra, trazendo consigo dois escravos negros. Na fuga desenfreada, foi encontrar o português João Morais Valcacér, tendo com ele permutado sua propriedade (Barro Branco) no Rio Grande do Norte, pela de Chã de Jardim, em Areia, estendendo-se pouco tempo depois, até o lugar denominado Lagoas, hoje a cidade de Remígio.

Após estabelecer-se no local, trouxe a família, inclusive filhos e serviçais, iniciando com eles o desbravamento da propriedade, tendo conseguindo a amizade dos índios.

Um dos genros do fazendeiro, chamado Remígio dos Reis, construiu sua morada próximo a uma das cinco lagoas existentes na região. A partir daí novas casas foram construídas e surgiram novos sítios, por este motivo o denominaram Lagoa do Remígio, tempos depois simplificado para Remigio. A principal atividade do lugarejo era a agricultura, sobressaindo-se culturas de café e cana de açúcar apesar de técnica rudimentar aplicada. 


Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Areia o distrito de Lagoa do Remígio.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937.
Pelo decreto-lei nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Lagoa do Remígio passou a denominar-se simplesmente Remígio.
Foi elevado à categoria de município com a denominação de Remígio, pela lei estadual nº 1667, de 14-03-1957, desmembrado de Areia.Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 2778, de 18-01-1962, é criado o distrito de Algodão e anexado ao município de Remígio.
Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído de 2 áreas urbanas: Remígio e Algodão.
Pela lei nº 5.928, de 29-04-1994, desmembra do município de Remígio o distrito Algodão. Elevado à categoria de município com a denominação de Algodão de Jandaíra.
Lagoa do Remígio para simplesmente Remígio alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1.164, de 15-11-1938.Gentílico: remigioense ou remigense  Histórico Fonte IBGE.