🗳️24 DE FEVEREIRO: Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil👩‍💼

por Secom Publicado em 24/02/2022 às 07:00

🗳️24 DE FEVEREIRO: Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil👩‍💼

No dia 24 de fevereiro, é comemorada a conquista do direito de votarem e serem votadas por parte das mulheres no Brasil. A demanda de mulheres pelo direito de votar e de serem eleitas ganhou corpo no início do século XX, a partir do movimento sufragista brasileiro. O voto feminino no Brasil foi reconhecido em 1932 e incorporado à Constituição de 1934, mas era facultativo. Em 1965, tornou-se obrigatório, sendo equiparado ao dos homens.

A conquista desse direito foi impulsionada por várias pioneiras, como a professora Celina Guimarães Viana, que pôde, por meio de um requerimento, votar em 1927 e se tornou a primeira eleitora do país. Outro nome é Nísia Floresta que lutou pela educação das mulheres, Carlota Queiroz, primeira deputada do Brasil, assim como Antonieta de Barros primeira deputada negra eleita. Essas e outras mulheres são heroínas e marcaram a história, levantando suas bandeiras revolucionárias e libertadoras para que todas as mulheres tivessem direto à educação e a ocupar espaços no cenário político.

Vamos refletir sobre essa data e o que ela significa numa sessão especial hoje à noite na Câmara Municipal. Junte-se a nós!

A Secretaria de Desenvolvimento Social juntamente com sua Coordenação da Mulher estarão realizando uma Plenária em alusão ao 24 de fevereiro como o dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.

Prefeitura de Remígio.
Secretaria de Desenvolvimento Social.
Coordenação da Mulher.
Secretaria de Comunicação.