O Portal da Prefeitura Municipal de Remígio utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Os primeiros habitantes do atual município foram os índios Potiguares, que na região brejeira da Paraíba eram distribuídos em seis tabas, das quais, as de Jandaíra, Queimadas e Caxexa, localizavam-se em terras do atual município.
Não se tem dados precisos a respeito de quando começou o desbravamento da região, pressupõe-se que tenha sido no início do ano de 1700. Só 78 anos depois é que foi encontrado o primeiro registro, dando conta da presença de colonizadores naquele local, quando o Alferes Luiz Barbosa da Silva Freire, entrou em choque com o Governador da Província do Rio Grande do Norte e em luta armada, consegui fugir da sua terra, trazendo consigo dois escravos negros. Na fuga desenfreada, foi encontrar o português João Morais Valcacér, tendo com ele permutado sua propriedade (Barro Branco) no Rio Grande do Norte, pela de Chã de Jardim, em Areia, estendendo-se pouco tempo depois, até o lugar denominado Lagoas, hoje a cidade de Remígio.
Após estabelecer-se no local, trouxe a família, inclusive filhos e serviçais, iniciando com eles o desbravamento da propriedade, tendo conseguindo a amizade dos índios.
Um dos genros do fazendeiro, chamado Remígio dos Reis, construiu sua morada próximo a uma das cinco lagoas existentes na região. A partir daí novas casas foram construídas e surgiram novos sítios, por este motivo o denominaram Lagoa do Remígio, tempos depois simplificado para Remigio. A principal atividade do lugarejo era a agricultura, sobressaindo-se culturas de café e cana de açúcar apesar de técnica rudimentar aplicada.
Formação Administrativa
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Areia o distrito de Lagoa do Remígio.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937.
Pelo decreto-lei nº 1164, de 15-11-1938, o distrito de Lagoa do Remígio passou a denominar-se simplesmente Remígio.
Foi elevado à categoria de município com a denominação de Remígio, pela lei estadual nº 1667, de 14-03-1957, desmembrado de Areia.Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 2778, de 18-01-1962, é criado o distrito de Algodão e anexado ao município de Remígio.
Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído de 2 áreas urbanas: Remígio e Algodão.
Pela lei nº 5.928, de 29-04-1994, desmembra do município de Remígio o distrito Algodão. Elevado à categoria de município com a denominação de Algodão de Jandaíra.
Lagoa do Remígio para simplesmente Remígio alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1.164, de 15-11-1938.Gentílico: remigioense ou remigense Histórico Fonte IBGE.
O Portal da Prefeitura Municipal de Remígio utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.